Apartamento para alugar

Imóvel Alugado: Quem paga o que?

O imóvel alugado, muitas vezes, é uma excelente alternativa para quem não abre mão de ter tranquilidade e sossego com relação às demandas de um imóvel. Afinal, um imvóvel exige trabalho, investimentos e muitas horas de dedicação para deixá-lo habitável, já que sempre pode surgir um novo problema lá na frente.

Mas embora cômodo, o aluguel também traz uma série de necessidades que o inquilino precisa considerar para morar bem e com segurança. Como por exemplo, as taxas do imóvel alugado e outros encargos.

A seguir, veja alguns dos principais impostos e encargos que precisam ser pagos pelo locador ou pelo locatário.

IPTU

O IPTU é uma das taxas/impostos mais comuns do imóvel. Ele vence todo ano e ajuda a prefeitura a arrecadar dinheiro para benfeitorias públicas em geral. No entanto, a dúvida é: quem deve pagar o IPTU, o locador ou o locatário?

Isso vai depender do acordo firmado entre ambas as partes. O que estiver no contrato, é o que está válido, já que ambas as partes podem pagar o IPTU, sendo que o imposto geralmente será repassado ao locador.

Fundo reserva

O fundo de reserva é considerado um fundo para manutenção e benfeitorias no prédio, que aumenta o valor agregado dele. Logo, quem deve pagar é o locatário, dono do imóvel. 

No entanto, é comum que o locador pague via boleto de condomínio e depois seja estornado no boleto do aluguel.

Condomínio

O condomínio é de responsabilidade do locador. Isto é, do inquilino. Afinal, é o inquilino que está usufruindo de toda a estrutura do prédio e, portanto, ele quem deve pagar.

No condomínio estão inclusas as contas de água, luz, salários e outras taxas relacionados ao consumo diário e do dia a dia.

Manutenções

As manutenções também são muito importantes para garantir a estrutura do prédio ou do apartamento. No entanto, quem paga, é o proprietário do imóvel. Mesmo que a obra seja realizada em área externa. Inclusive, custos de chamada de capital ou despesas extra oficiais, devem estar na conta do proprietário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 13 =